São muitos os fatores do dia a dia que podem nos fazer ter um dia produtivo: nossas prioridades, nossos prazos, nossos ambientes de trabalho e até nossa saúde. Apesar disso, os fatores principais para se tornar uma pessoa produtiva são hábitos que devemos exercer diariamente. A boa notícia? Eles só dependem de nós mesmos.
Esta dica pode parecer óbvia, mas é muito importante. Se você costuma procrastinar, é preciso começar a trabalhar ou estudar assim que tiver a chance. Quanto mais você adiar, mais provável será que você deixará para amanhã. Faça primeiro, pense depois.
É difícil ser produtivo tentando se lembrar de todas as suas responsabilidades de cabeça. Quando uma tarefa surgir, anote-a em algum lugar, mesmo que no celular. O ideal é fazer uma agenda com os prazos de cada dever para não esquecê-los. Muita gente prefere uma agenda física, mas você pode usar a do próprio celular
Planeje o dia seguinte baseando-se na sua agenda todas as noites antes de dormir. Isso permitirá que você acorde e já possa começar a ter um dia produtivo, ao invés de ter que gastar energia decidindo quais tarefas realizar.
Ao planejar suas tarefas, quebre-as em partes menores. É difícil definir quanto tempo se gastará em um projeto grande, como “fazer ilustração”, mas fica mais fácil quando dividimos em partes menores, como “definir paleta de cores”, “escolher fonte” e assim por diante. Além disso, você ficará mais motivado ao finalizar essas tarefas menores e tirá-las da frente.
Além de definir quais são suas tarefas, é importante criar metas para bater. Dependendo do tipo do seu trabalho, elas podem ser diárias, a cada dois dias, semanais ou qualquer outra divisão de tempo que você preferir. Apesar disso, é importante ter metas a curto e longo prazo, portanto, defina o que você quer atingir em um tempo longo, como em um ano ou mais.